Thursday, April 26, 2007

Eu tenho 2 amores…

Não, não virei fã do Marco Paulo de repente ou gay para todos os efeitos. O título deve-se a dois novos temas para os quais despertei precisamente nas áreas que mais me dizem: MUSIC & MOVIES, ou neste caso séries.

Foi preciso muuuuuuita persistência para que eu finalmente começasse a ver séries. Sempre tive um estigma anti séries, não sei bem porquê, mas desde que vi as 4 primeiras seasons do 24h fui obrigado a dar o braço a torcer. Agora, por curiosidade comecei a ver o PRISION BREAK e sinceramente, fiquei arrebatado. Esta série é extraordinária. Cheia de puzzles, intrigas e jogos de poder, tem tudo para me prender ao pequeno écran. O Michael Scofield e a sua pandilha são já presença assídua nas minhas horas de jantar. Sei que estou um bocado atrasado em relação ao resto da malta mas quero lá saber. De resto, ainda vou a meio da primeira season…espero não ser defraudado até ao fim. Para já, estou em êxtase completo :)

O outro amor dá pelo nome de: NEWTON FAULKNER e é uma raras daquelas paixões platónicas que nos apanha uma vez por outra. Descobri-o ao fazer zapping na rádio e desde logo corri para a net para descobrir quem era este gajo que tinha conseguido em poucos segundos atrair a minha atenção de uma forma tão invulgar. Diga-se que o som não difere muito de outros artistas que admiro como Dave Matthews, John Mayer, John Butler ou Xavier Rudd, tudo malta que consegue entreter uma multidão apenas ao som da guitarra, mas arrisco a dizer que o Newton Faulkner tem melhor voz que todos eles. Ainda não lançou o álbum (infelizmente) mas podem ouvir algumas músicas nos sítios habituais da net. Fiquem com o link para o myspace: www.myspace.com/newtonfaulkner. E parece que o melhor está reservado para as suas actuações ao vivo. Vou tentar apanhar um concerto aqui no UK. Uma das melhores "live performances" que vi até hoje foi o John Butler Trio na Aula Magna que parece ser do mesmo género, assim estou positivamente expectante. Ah e já tenho os tickets para no próximo dia 30 de Maio ir curtir Dave Matthews na Wembley Arena...wicked! ;)

Desculpem esta exteriorização dos meus sentimentos :p, mas achei por bem partilhá-la convosco eheh. Se puder fazer um de vocês feliz com estas sugestões, já me dou por satisfeito :)

Aproveito para dizer ainda que este será o meu último post de Abril e que em Maio baixarei consideravelmente o volume de artigos publicados já que vou estar fora todos os fins-de-semana no regabofe e a trabalhar \ lides domésticas durante a semana.

Peace and Love

Over and Out…TBM

Wednesday, April 25, 2007

Cocktail Party & Football

Que melhor integração na sociedade inglesa poderia ter, que passar o último fim-de-semana apenas com ingleses? Tudo começou na sexta com um convite para uma cocktail party que prontamente aceitei, apesar de nem sequer conhecer o aniversariante chamado Chris qualquer coisa começada com K (as amigas tratam-no carinhosamente por CK). Enfim, os primeiros embaraços começaram com o dress code: Black Tie??? Não fazia puto de ideia o que era (desculpem minha ignorância). Ainda cheguei a pedir umas gravatas pretas emprestadas mas rapidamente percebi que “apenas” queria dizer que era para se usar Smoking, lol. “Ok” pensei eu, “não vou de smoking mas vou bem arranjadinho…é o que interessa”. Antes de entrar ainda liguei para a pessoa que me tinha convidado a confirmar que era mesmo para ir todo pipi, afinal não queria fazer má figura nesta espécie de festa debutante à sociedade inglesa. Lá entrei mas imediatamente me senti intimidado. Para além de ser o único estrangeiro entre 30 convidados, era também dos poucos que não estava de smoking. Ainda assim, o meu fato acabou por dar um toque de primor. Os problemas à séria começaram quando os ingleses se puseram a falar uns com os outros e comigo. Pensava que percebia inglês, mas depois de os ouvir com expressões idiomáticas a falarem tipo metralhadora tra-ta-ta-ta-tra-tra-ta, tomei consciência que ainda tenho muito trabalho pela frente. E já ouviram um inglês a falar bêbado? Lol, nem queiram saber. Comecei a adoptar o mesmo esquema que uso em Portugal quando não consigo perceber o que me dizem: “Hum…pois é”. Assim, desde que não fosse uma pergunta, eu podia responder com um sorriso nos lábios: “Humm…yeah” e cá vai disto. No fim da noite, deram a prenda ao CK, umas cuecas Calvin Klein pois claro, que ele foi forçado a vestir…sem mais nada por cima ou por baixo. Depois foi besuntado com chocolate pelas inglesas. Nessa altura achei por bem retirar-me para outra sala…;)

Sábado foi dia de Bola. Combinei com um colega da Critical sócio do Southampton FC e lá fui equipado a rigor com outros 2 ingleses puxar pelos Saints, que hoje em dia passam por uma altura complicada já que desceram à nossa equivalente 2ªdivisão. Não que se note. No centro da cidade havia já muita gente de vermelho e a caminho do estádio ia-se fazendo a festa. A ocasião era solene. Tratava-se de um jogo grande. O adversário era nada mais nada memos que o Leeds United, outro histórico do futebol inglês também ele a passar por uma má fase (está praticamente relegado à 3ªdivisão). Chegámos cedo e bem regados ao interior do estádio, já repleto de adeptos que entoavam cânticos e aplaudiam o aquecimento dos seus jogadores. É nestas coisas que sou forçado a ferir o orgulho luso e indagar o porquê daquele estádio com bilhetes para cima dos 40 euros que servia de palco a um jogo da 2ªdivisão estar à pinha, enquanto os nossos estão a morrer…e não era só o estádio cheio…a forma como os adeptos cantavam incessantemente e demonstravam o seu apoio era encantadora. Fiquei impressionado. O jogo não teve assim muita qualidade mas as equipas esforçaram-se…0-0 até que ao minuto 85, o meio irmão do Shaun Wright-Phillips saltou do banco para marcar o único golo do jogo e da vitória dos Saints. Foi o delírio completo…e eu fiquei rendido àquele ambiente. GO SAINTS!

Tuesday, April 24, 2007

Encontros imediatos com a vida selvagem…PARTE II

De 3 passam a 4 encontros imediatos...

Ia eu muito bem disposto a caminho do emprego no meu Ford Mondeo "purple" ao som da Radio 1 e dos passarinhos a chilrear quando subitamente vejo algo no meio da estrada que me força a pressionar os travões: uma imagem repugnante destruira o cenário idílico. Sabia de cultura geral que os corvos eram necrófagos, isto é, alimentam-se de cadáveres de outros seres vivos em decomposição, mas foi preciso ver para crer. Eis que no meio da estrada estava um corvo debicando um desafortunado pombo morto. Por momentos fui transportado para uma longa metragem do Alfred Hitchcock...spooky and so fu**king disgusting!

Monday, April 23, 2007

Corrida para o corpo Danone 2007

Depois do drama que foi conseguir um cartão universitário para ter o belo do desconto (eheh o tuga é tramado) lá fui hoje fazer os primeiros exercícios nas instalações do ginásio da Universidade. Recordei o quanto odeio a parte das máquinas mas tive enfim que suportar o sacrifício já que o meu rico joelho se vinha queixando há algum tempo de falta de ritmo. Pobre coitado nunca mais foi o mesmo desde a tenebrosa noite de 6 de Setembro de 2005, num qualquer campo de futebol em Lisboa ali para os lados da Ajuda. Bem, infortúnios à parte, acho que vou mesmo ficar pela piscina. Esta não tem os 50 metros da piscina do estádio universitário mas parece asseada pelo menos, o que para estes lados é algo assinalável. Durante os próximos meses, vou ensinar aos bifes o que estas estranhas mãos de aranhiço e pés de pato conseguem fazer dentro de água ahahaahahahahah....

Encontros imediatos com a vida selvagem…

Não foram um, nem dois, mas sim três encontros imediatos com a natureza nos últimos dias…um caso de cada vez

Uma amiga rastejante de sangue frio…

Já vos tinha dito que trabalho no meio do bosque, embora muitos de vós tenham entendido isso como uma figura de estilo…NÃO! Era mesmo para levar à letra. Até agora o indicador mais objectivo de que trabalhava num bosque era o chilrear dos pássaros, o que é bastante agradável convenhamos. Não obstante, no outro dia enquanto caminhava pela estrada rural até ao Post Office, dei de caras com um réptil poiquilotérmico sem patas…vulgo, uma cobra! Parecia de todo inofensiva com os seus 40-50cm, já que estava enrolada tipo pescadinha de rabo na boca e imóvel. Curioso, aproximei-me dela q.b. e com a ajuda de um pau toquei-lhe…De repente a cobra despertou de um sono profundo e por uns segundos ficou frenética. Parecia que estava a dançar break-dance…um espectáculo digno de se ver. Depois abriu a bocarra para mim quase 180º exibindo a sua mucosa encarnada e os belos dentinhos. Que ingratidão! Eu queria apenas certificar-me que ela estava viva e empurrá-la para fora da estrada para evitar que um carro a atropelasse. Afastei-me 2-3 ou passos mas continuei a admirá-la, afinal de contas estava com as minhas botas Caterpillar, o máximo que podia acontecer era a cobra partir os dentes na biqueira…enfim ela lá acalmou e começou a andar…ou melhor a rastejar, em direcção aos arbustos. Missão cumprida! Ah...já agora uma foto: say cheeeeeese ;)

Bambi voltaste!

Quando fui ao escritório no Domingo à noite buscar o portátil cruzei-me com uma criatura inesperada. Aproveitando talvez a calma que reinava ao fim-de-semana para aqueles lados, um veado juvenil decidiu aventurar-se no único pedaço de civilização perdido no meio bosque. Saiu da escuridão, cruzou-se com os meus faróis e fugiu desamparado pelo meio das árvores, sem cornos, pequenino e desengonçado, nem as pintas do dorso lhe faltavam. Nessa altura senti-me nostálgico e recordei os meus tempos de criança em que fui pela primeira ao cinema. Filme: BAMBI. Lembro-me que chorei baba e ranho na última cena do filme…ok tinha 6 anos tá? Mas pensando bem agora, que final tão pouco pedagógico para as crianças…enfim. De quando a quando, também encontro esquilos, mas já é tão normal que não faz história. Muitas outras vezes passo perto de arbustos na fronteira entre a civilização e o bosque, e ouço as folhas a restolhar ferozmente…nem quero imaginar o que se passará lá dentro. Um dia destes ainda me sai um jacaré ou pior, um “chav” de faca em punho…

Mutantes voadores à solta!

Naquele que foi seguramente o dia mais quente até agora em Inglaterra a minha casa foi invadida por dúzias de insectos (de noite) atraídos pelas luzes brancas da cozinha e aproveitando o facto das janelas estarem abertas. Entre mosquitos, borboletas domésticas e outros que tal, houve uma que se distinguiu entre todas as espécies. Na altura não sabia o que lhe chamar. Mosquito gigante? Mosca-Aranha? Fosse o que fosse era grande, feio, porco e mau! Parecia um mutante, o que com todas as alterações climatéricas que se fizerem sentir, não me admirava nada. Enfim, estava eu preparar-me para fazer o jantar, já depois de ter “despachado” uns quantos mosquitos, quando avistei a “besta”, repousando nas suas longaaaaas patas pretas contrastantes com o branco cal da parede. Naquele momento estava apenas eu e a Espanhola na cozinha. Viro-me para ela e digo: “Oh look, there’s a huge bug on the wall…look at it. Is it a spider? Whatever it is, it’s enormous…it’s a giant beast!”. Ela olhou muito devagarinho para cima, deu um grito de terror, levantou-se e foi-se embora. Bem, agora era apenas eu e o “mutante”, mas desde que ele não me chateasse, eu também nada faria para o importunar. Continuei a preparar o meu jantarzinho, embora sempre com um olho no burro e outro no cigano, não fosse o(a) safado(a) querer pousar no meu repasto. Nisto, quando vou buscar alguma coisa para pôr na comida, sai-me outro espécime daqueles gigantones esbaforido por detrás das garrafas. Não gritei, mas apanhei um susto do caraças…sobretudo porque estas aberrações são mesmo colossais. Observei-o enquanto pousou noutra parede e pensei “Boa…já não bastava ter que vigiar um, agora tenho dois…ainda fico estrábico!”. Continuei a preparar o jantar com um olho no burro, outro no cigano e outro no tacho, quando de repente perco de vista o primeiro. Mau sinal! Quando dou por ela está o bicharoco em cima de mim, atraído talvez pelo vapor do tacho…argghhh! Dou-lhe um safanão que o deixa atordoado, agarro numa revista e cá vai disto! Estava possuído! Enrolei a revista em formato de bastão e distribui tacadas por tudo quanto era sitio, qual Babe Ruth (lenda do Baseball) qual quê. Varri a cozinha toda à “swingazada”. Como devem imaginar depois desta ofensiva não restou nem um insecto para contar a história…e o jantar já não soube igual, tudo porque aquele acéfalo decidiu quebrar as tréguas e invadir a minha privacidade. Enfim…hoje vim a saber numa conversa com um colega que aqueles dois espécimes são até bastantes comuns em Inglaterra. Chamam-lhes carinhosamente “Daddy longlegs” mas o nome técnico é Crane Fly (http://en.wikipedia.org/wiki/Crane_fly). Do artigo, destaco o seguinte:

Despite their common names, crane flies rarely prey on mosquitoes, nor do they bite humans. Adult crane flies feed on nectar or they do not feed at all; most crane fly species live only to mate and die once they become adults.

Ora aí está um bom lema de vida ;)

Wednesday, April 18, 2007

Destination Uknown

ESTE É UM POST DE HOMENAGEM AOS MEUS QUERIDOS COLEGAS C10 E A TODOS OS FORASTEIROS AVENTUREIROS POR ESSE MUNDO FORA...

"Every life is a destination unknown, a journey of tragedies and triumphs that ultimately allows us to discover not only our world, but more importantly, ourselves."

Termino com um vídeo da música com o mesmo nome...bem sei que nada tem a ver com a frase, mas apeteceu-me...além do mais é um grande SOM ;)

Atenção: o vídeo poderá chocar os mais sensíveis.

Dank je wel

Este post é na realidade o justo agradecimento pelo último fim-de-semana. Fui hóspede por dois dias na capital da liberdade e tolerância com direito a uma recepção espectacular e alojamento digno de hotel de 5 estrelas. Dank je wel Thessa!

O sorriso aberto, os olhos semicerrados, a cor rosada e consequente cara de parvo, são a minha marca registada de uma grande bezana (ou se quiserem noutros termos da gíria comum: buba, tosga, piela, borracheira, pifo, cadela, etc.). É como o algodão...não engana!

Pronto ok, no dia seguinte estava bem melhor...fomos para o parque apanhar banhos de sol. O objectivo era ficar mais vermelho que os bifes eheh. Estavam 30º imaginem! E relembro que estamos no início de Abril e no norte da Europa. Está tudo perdido…

PS: não sabia que as holandesas davam 3 beijos…pensei que isso fosse mais para leste…live and learn :D

Thursday, April 12, 2007

As férias da Páscoa mais frenéticas de sempre!

Hey :) Já lá vão quase 2 semanas desde o meu último post…andei sempre a correr nos últimos dias (é a minha sina geralmente). Passei as últimas duas noites do pós-férias nas lidas doméstica…ao todo fiz 5 máquinas de roupa. Agora há que engomar, que é precisamente o meu tendão de aquiles. Não gosto, não gosto, não gosto…e não tenho jeito…enfim um gajo sofre! Isto é história para outro post!

Hoje procuro dar-vos um cheirinho das minhas mini-férias da Páscoa que passei aqui por terras de sua majestade. E que melhor companhia para encetar duas jornadas fantásticas de cariz cultural do que o paizinho e mãezinha??? Pois é…para mostrar que a idade nem sempre é sinónimo de inércia, acompanharam-me durante dois fins-de-semana seguidos e prolongados sempre num ritmo infernal de um lado para o outro tentando ver o máximo de coisas num curto espaço tempo…

1º fim-de-semana
Stonehenge, Salisbury, Old Sarum, Oldour Castle, Stourhead, Winchester, Windsor, Eton e Ascot

2º fim-de-semana (prolongado)
ESCÓCIA: Loch Lomonds e Trossachs, Glen Coe e Glen Nevin, Glenfinnan, Fort Wiliiam, Dornie, Isle of Skye (Portree, Old Man of Storr, Kilt Rock e Uig), Loch Ness (Drumnadrochit), Inverness, Portknockie, Cullen, Aberdeen, Stonehaven, Edimburgh, Falkirk, Sterling e Glasgow…entre outros :)

Gostava de poder ficar aqui horas a escrever sobre estas férias mas não o posso fazer por 2 motivos: falta de tempo e possibilidade de perder leitores :p Assim vou resumir os pontos altos.


Stonehenge: como devem saber hoje em dia não se pode entrar dentro do circulo das pedras, pelo menos pelas vias normais. No entanto há algumas excepções sobretudo para os grupos que vão em oração…pagam ligeiramente mais e têm que ir fora da hora do expediente. Foi o que nós fizemos…praticamente na aurora lá estávamos nós e meia dúzia de pessoas mais viradas para a parte espiritual. Eu tinha as expectativas bastante em baixo até porque toda a gente me dizia: “são apenas pedras…ali ou em Portugal são pedras!”. Discordo, basta observar com atenção para se perceber que está ali um acto de engenharia notável, sobretudo se tivermos em conta que foi construído há quase 5000 anos atrás. E a forma como as pedras estão dispostas num circulo perfeito é impressionante. Valeu cada penny pago.

Bem…não está fácil ser sucinto...:(


O resto do primeiro fim-de-semana foi passado em Salisbury que é uma cidade muito gira e pitoresca com uma catedral cheia de história onde se pode ver por exemplo um dos 4 documentos originais da Magna Carta; no castelo de Wardour, que tal como a maioria dos castelos britânicos fica no cimo do monte com uma vista brutal para um lago; em Stourhead que viria a ser apenas uma amostra das paisagens “breath taking” que iramos ver na Escócia; em Winchester que foi a primeira capital britânica e que conta com mais uma catedral de perder o fôlego e a célebre távola redonda usada pelo Rei Arthur (supostamente) e os seus caveleiros; em Windsor onde fica a residência oficial da rainha; em Eton que tem a universidade mais exclusiva do mundo; e em Ascot que tem o recinto das corridas de cavalos mais importante do Reino Unido e atenção porque apenas a estruturas das bancadas fazem 3 estádios de futebol…é impressionante!

Isto assim de escrever à pressa não tem graça nenhuma, mas enfim…

ESCÓCIA: Ir à Escócia é mesmo uma viagem de sonho para quem gosta de paisagens arrebatadoras e locais com história. São lagos e mais lagos a perder de vista por entre montes e vales, castelos e ruínas, rios com água transparente, cascatas imponentes, florestas com árvores gigantes, penedos com formas sublimes, um céu sempre algo carregado cheio de misticismo e mistério, vacas e ovelhas por todo o lado (até no meio das estradas – ver foto) e um cheiro sempre característico no ar…ora a estrume ora a destilarias de whiskey…Os cenários são perfeitos, sobretudo nos sítios menos turísticos como a Ilha de Skye, onde podemos passar 20min na estrada sem ver uma viva alma, estradas essas que se estendem por km e km onde apenas passa um carro. Estivemos nos locais onde filmaram filmes como o Braveheart, Harry Potter e Highlander…todos eles locais incrivelmente bonitos. O castelo mais louco que visitei foi sem dúvida o Eilean Donan Castle que fez de cenário para várias longas metragens e fica localizado, para variar, num ilhéu no meio de um lago. Percorremos praticamente a costa Oeste toda e depois a costa Este até cá abaixo novamente. O Loch Ness não é nem de longe nem de perto dos lagos mais bonitos, pelo contrário, mas como sabem o marketing faz milagres. Lá demos o passeio de barco da praxe mas não vislumbramos quaisquer sinal do Nessie (bolas!)…a costa Este é mais parecida com a nossa com muitas vilas tipo Ericeira ou Santa Cruz. Edimburgo é uma cidade linda de morrer com mais um castelo majestoso e edifícios medievais. Sterling está carregada de história por ter sido o local onde se travaram as mais importantes batalhas da Escócia que lhe valeu a independência de Inglaterra, ainda que hoje sejam basicamente o mesmo país. Estivemos nos locais das batalhas, visitamos também o castelo e o Wallace Monument onde está a espada original do William Wallace…fiquei doido! O homem é mesmo um símbolo naquele país e é fácil perceber que os escoceses não suportam os ingleses. Finalmente passamos por Glasgow, que verdade seja dita…não tem interesse nenhum…é uma cidade perfeitamente banal e feia até. Depois de tantas maravilhas até pareceu mal darmos por encerrada a nossa viagem numa cidade tão fora do contexto. No entanto, adorei cada pedaço, cada minuto desta estadia…e fica a promessa de lá voltar um dia…com mais tempo.

Se estas fotos vos abriu o apeite e tiverem curiosidade em ver mais vão até:

http://picasaweb.google.co.uk/davidtbm

Tirei quase 1000 fotos mas não se assustem porque aqui está apenas o "best of".

Agora tenho de correr...fui

Por falar em música…há novo NOVO BLOG na costa!

Música, música e mais música!!! Música nova, música alternativa, música mais comercial, música instrumental…enfim MÚSICA é que a gente quer! Em conjunto com alguns amigos que partilham do mesmo gosto pela música que eu, tive a ideia de criar um blog onde pudéssemos dar a conhecer novos sons. E porque todos nós consideramos que a música é parte essencial das nossas vidas demos-lhe o nome de “No Music No Life”.


Aproveitem para dar uma olhadela. Se acharem que podem contribuir positivamente e quiserem ser co-autores enviem-me um e-mail com esse pedido para os endereços habituais. Cheers!

In new music we trust

A frase não é minha mas antes da minha nova rádio…é verdade! Troquei a Renascença e o terço das 18h30 pela Rádio 1 (BBC) e não me dei nada mal. De facto, e desculpem-me que faça a afirmação que estou prestes a fazer, mas afinal tenho algum à vontade nesta matéria já que trabalhei 2 anos e tal neste meio: as rádios aqui estão anos-luz à frente das nossas. Também não será menos verdade que a culpa não é das rádios portuguesas em si mas antes dos ouvintes que teimam em querer ouvir a mesma música 34 vezes ao dia…é o que dizem os testes ao fim ao cabo. Também são realidades diferentes é verdade. Aqui praticamente todos os dias são entrevistadas em directo bandas consagradas como os Coldplay ou Maroon 5 e outras emergentes como os Artic Monkeys ou os The Fratellis. Mas são entrevistas deliciosas e de chorar a rir…os gajos sabem o que fazem. De qualquer forma, a Radio 1 sendo uma das mais ouvidas, tem um programa só de música nova onde inclusivamente convida os ouvintes a enviar mp3 de bandas novas que considerem ter potencial, depois é ouvi-las na rádio. E não…não é fictício, e não são esquemas combinados…é a verdadeira magia da rádio.