Friday, September 28, 2007

Glastonbury and Jurassic Coast

Pode não ter praias, bom tempo, boa comida, boa hospitalidade, etc mas se há coisa que este país ainda tem para nos oferecer é HISTÓRIA. Disso mesmo é exemplo este último fim-de-semana.

Aproveitando a deslocação até Yeovil (Somerset) por motivos laborais resolvi desmistificar as terras que um dia foram denominadas de Avalon, uma das, senão a mais importante, lendárias localizações conotadas com Rei Artur e seus camaradas. Há muitos séculos atrás, Avalon era uma ilha, mas entretanto as águas secaram, e hoje em dia as mesmas terras dão lugar à cidade de Glastonbury famosa pela excentricidade dos seus habitantes e claro pelo festival com o mesmo nome que é dos mais famigerados do mundo (http://en.wikipedia.org/wiki/Glastonbury_Festival). Hoje, o símbolo da cidade é o Glastonbury Tor, no cimo do monte, outrora uma ilha, local onde em teoria foram descobertos originalmente os túmulos de Artur e Guinevere (sua esposa). Dizem que se se subir até ao topo pelas 5-6 da manhã nesta altura do ano, se consegue ver a cidade inteira encoberta pelas famosas brumas de Avalon. Claro que não o podemos comprovar porque depois da estica que foi o fim-de-semana anterior, a palavra de ordem neste era: DORMIR! A cidade em si seria normal, não fossem as lojas ou as próprias pessoas serem completamente alternativas. Desde lojas góticas, afrodisíacas, de pedras magicas, de chás e afins, de sementes de cannabis, lojas africanas e asiáticas, templos hindus, budistas ou taoistas (Yin and Yang), famílias inteiras vestidas de preto, hippies e outra malta com a mania do esoterismo, vimos de tudo! Foi sem dúvida a cidade mais…diferente que vi até hoje pelo Reino! Passámos depois na costa Jurássica por entre vilas e cidades à beira mar (Lyme Regis, Weymouth, Isle of Portland, Lulworth Cove) e penhascos do período Cretáceo, recortados pelo mar e acabámos o roteiro com uma ida a Poole e Browsea Island debaixo do maior temporal do ano.


Um beijo especial para a mineirinha mais “porreta” do Reino que viajou sozinha correndo mil perigos, para se juntar a mim nesta jornada ;)

O centro de Glastonbury

O estouvado dono da loja das sementes de Cannabis prontifica-se para nos dar a provar um leite com origem na dita semente

Glastonbury Abbey, para onde foram levados os corpos de Artur e Guinevere (segundo a lenda)

Glastonbury Tor, a antiga e misteriosa ilha de Avalon

Outrora o lago de Avalon, hoje em dia a cidade de Glastonbury, ao fundo...

Apesar da imtempérie que se aproxima, RO está "feliz" :)

Cymru

À medida que o término da minha estadia no Reino se vai aproximando, também o tempo dedicado ao Blog começa a escassear. Enquanto se entra na contagem decrescente, vão se carimbando os últimos destinos turísticos…

Desta vez elegemos WALES (Cymru em Galês) como alvo de mais uma jornada no auTBMobile, repetindo a fórmula de sucesso usada em Cornwall com 4 pessoas: moi memme, uma portuguesa tripeira (VC), uma brasileira mineirinha (RO) e uma nuestra hermana (MS).

Antes de mais tomem lá um pedacinho de cultura geral…

O País de Gales (WALES) faz parte do Reino Unido e tem por isso em termos políticos a rainha como soberano máximo, sendo o poder exercido pelo parlamento de Westminster (Londres). No entanto existe uma assembleia em WALES que pode passar as suas próprias leis ainda que actualmente estas tenham que ser aprovadas por Westminster. De resto WALES é um país independente com a sua própria língua e cultura. Tudo quanto é sinalização de rua está escrita simultaneamente em inglês e galês, que tem mais a ver com o alemão do propriamente com o inglês. Tal como acontece por exemplo com o povo escocês, os galeses afirmam-se como galeses e não como britânicos, fazendo questão de mostrar por vezes a sua animosidade com o povo inglês. O célebre dragão vermelho presente em toda a cultura galesa e usado na bandeira teve origem no mito da lenda do Rei Artur em que Merlin dizia ter avistado um dragão vermelho (País de Gales) derrotar um dragão branco (Inglaterra).

Relativamente à passeata propriamente dita, esta teve início em Cardiff onde decorriam no mesmo fim-de-semana 4 dos jogos do 2007 Rugby World Cup (France), vá se lá saber porquê. O ambiente era como seria de esperar de festa com a equipa da casa a defrontar a Austrália. Seguimos depois para Swansea, Oxwich Bay Beach (que foi designada pela Travel Magazine como a praia mais bonita do Reino Unido em 2007), Rhossili (unanimemente considerado por terras britânicas o lugar com a vista mais extraordinária e com o pôr do sol mais arrebatador) e finalmente Tenby, todos no sul. No dia seguinte fomos conhecer a região da Snowdonia (que rodeia a montanha Snowdon, uma espécie de Serra da Estrela cá do sitio) e os castelos do norte de WALES que dizem os entendidos são dos mais imponentes do Reino e património mundial da UNESCO. Foi num destes castelos que visitámos (Caernarfon Castle) que se deu a investidura (cerimónia de formalização do título de príncipe) do choninhas do Príncipe Carlos, se é que isto interessa a alguém. O dia ficou marcado pelas fortes intempéries na montanha e pelo facto de eu ter batido o meu recorde pessoal de horas a conduzir num só dia: 12 horas, sendo que 4 e 5 delas foram seguidas. Por falar em recordes aqui fica outro interessante. Não tenho memória de ter aniquilado tantos mosquitos numa noite como na noite de Sábado: Nove, contei eu, NOVE! Mas ainda sobraram alguns para me atormentar…parasitas! Neste dia, as meninas ainda me quiseram “fazer a folha” por tê-las feito acordar às 5h30 da manhã não permitindo assim que completassem os seus sonos de beleza, e talvez por vingança ou não, o meu duche dessa manhã foi tomado com água gelada, não morna, não fria, mas GELADA! No final do dia estavam porém “felizes” com o itinerário escolhido…acho eu…espero eu!! :)

Agora as fotos…

O interior do Castelo de Cardiff com o Millennium Stadium onde decorreram os jogos dos Mundial de Rugby mesmo ao lado

Dragão Vermelho vs. Dragão Azul

Cardiff Bay

Cardiff Bay

Air Show em Swansea

Eu e a bifa, perdão Biffa, mais famosa do Reino :p
(a propriedade intelectual desta foto pertence ao Gonçalo M. eheh)

Rhossili (Gower Peninsula)

Rhossili (Gower Peninsula)

Tenby de madrugada

Snowdonia

Snowdon Waterfalls

Conwy Castle

Monday, September 17, 2007

Scolari e Rubgy

Não vou criar o hábito de incluir vídeos e posts de outros temas que nada têm a ver com a minha experência por terras britânicas mas este carece de especial atenção...

Sem querer comentar a triste campanha da selecção de futebol nos últimos jogos, nem tão pouco crucificar o Scolari, deixo-vos com este delicioso sketch do Ricardo Araújo Pereira sobre a mais recente polémica do futebol português...não sei se é por estar fora de Portugal há tanto tempo mas ri-me que nem um tolo ;)



Por falar na selecção, quero deixar uma palavra de aprezo para a Selecção Nacional...de Rubgy. Confesso que só agora, com todo o mediatismo que o mundial lhes trouxe, me debrucei mais atentamente sobre este grupo e modalidade. Mas devo dizer que é impossível não sentir empatia por esta pequena GRANDE equipa de amadores que joga contra profissionais com uma bravura e valentia tremenda. Encho-me de contentamento ao ver a forma aguerrida e apaixonada como jogam e quer percam por 50, 100 ou 1000, devo dizer que já ganharam mais um adepto. Estou orgulhoso.

Aqui fica o vídeo do nosso hino cantado de forma emocionada pelos jogadores nacionais no Sábado passado contra a melhor equipa de rubby do mundo, a Nova Zelândia (All Blacks), seguido do ameaçador e já famoso cântico "Haka"...



...e o ensaio conseguido no mesmo jogo que valeu mais para nós do que a conquista do próprio mundial!



FORÇA LOBOS!

Tuesday, September 11, 2007

Oxford, Harry Potter e Cotswolds…mais uns carimbos!

É verdade. Mais um fim-de-semana e mais uma série de spots visitados! A mancha TBM alastra-se pelo Reino como um vírus obstinado à medida que se vão completando 7 meses de permanência nesta terra. Há quem diga que o melhor deve ser deixado para último. Tendo em conta os últimos destinos que escolhi, eu diria que optei por seguir esta máxima, ainda que inadvertidamente…

Oxford é como se sabe a Universidade arqui-rival de Cambridge e uma das mais antigas da Europa. A cidade, também banhada pelo Tamisa, impressiona pelo aglomerado de “Colleges” e arquitectura dos edifícios. Aqui fizemos o percurso do Harry Potter que incluiu o celebre Hogwarts dining hall (Christ Church), a Hogwarts Library e Hogwarts Sanatorium (Bodleian Library). Tivemos ainda a oportunidade de matar saudades do nosso “Portugal” num restaurante que exibia orgulhosamente a bandeira verde e vermelha na vitrina, degustando um belo bitoque com ovo a cavalo e pataniscas de bacalhau.

Christ Church College - Dining hall (Harry Potter's Hogwarts dining hall)

Bodleian Library - Divinity School (Harry Potter's Hogwarts Sanatorium)

Cotswolds é uma região central do Reino Unido de uma beleza natural inaudita, repleta de aldeias tipicamente britânicas e casas pitorescas feita de pedra. A diferença entre estas aldeias e as de Portugal é que aqui vive a malta mais endinheirada do Reino. Perdi a conta aos Ferraris e Porches que vi estacionados nesta zona.


Pelo meio visitámos o Blenheim Palace, local de nascimento de Winston Churchill e que de resto ainda hoje pertence à família. Devo dizer que não fica nada a dever a outros palácios mais conhecidos como o de Versalhes...

Finalmente passámos em Gloucester sobretudo para conhecer a Catedral, mais uma, que por incrível que pareça foi usada para as filmagens do Harry Potter como a “School of Witchcraft and Wizardry” nos primeiros 2 filmes. Na altura taparam tudo quanto era túmulos no chão e vitrais com fita adesiva. Meus caros, esta é a verdadeira magia do cinema!

Gloucester Cathedral Cloisters (Harry Potter's Hogwart corridors)

Depois de andar 2 horas à procura dum restaurante português que me tinham indicado sem sucesso e de saber o resultado do Portugal vs Polónia era este o meu estado de espírito :(

Hoje uma parede …amanhã os Himalaias

Na quinta-feira passada aceitei um convite antigo para fazer “Escalada” à séria num dos principais centros do Reino Unido para o efeito. O local impressiona pelas pistas de neve artificial mas sobretudo pelas dezenas de paredes artificiais de escalada literalmente de todas as cores e feitios. Não tenho vertigens, mas confesso que sempre que estou lá nas alturas e sinto que não sou eu que controlo o desenrolar da acção sinto uns calafrios na barriga. Desta vez nem tão pouco estava a ser acompanhado por instrutores mas antes por 2 amadores que têm no entanto os conhecimentos básicos para poder fazer o chamado “belaying”. Não sei qual o termo em português mas esta palavra refere-se basicamente ao acto de “segurar” quem se aventura pela parede acima. Uma distracção pode ser fatal. Neste caso, uma das pessoas que fez o meu “belaying” foi a minha housemate polaca que deve pesar alguns 40kgs por isso já vêem que os calafrios na barriga tinham alguma razão de ser. Enfim, passei praticamente 4 horas empoleirado a 15 e 20metros de altura sempre numa adrenalina constante. No dia seguinte mal podia com dores na ponta dos dedos e pulsos. Não creio que serei o próximo João Garcia pelo menos fiquei a saber dar o nó de alpinista. Agora venha o Everest ou o K2 :p

Reparem no cromo da foto de cima. Está a fazer escalada com uma inclinação perto de zero graus e praticamente sem nada onde se agarrar. Não imaginam a dificuldade! Experimentei mas confesso que fiquei menos de um segundo suspenso antes de cair...lol ok, se calhar os Himalaias é pedir demais :)

Saturday, September 1, 2007

Love Parade e muito mais…ouvi dizer

Ouvi dizer que a maior festa do ano teve lugar em Essen no dia 25 de Agosto com 1,2 milhões de pessoas a vibrarem ao som dos melhores DJ’s internacionais na LOVE PARADE


Ouvi dizer que quem lá esteve viu passar 27 camiões-discotecas que juntos emitiram mais de 600mil watts de som


Ouvi dizer que esta LOVE PARADE com o lema “Love is everywhere" foi mesmo a melhor dos últimos anos, ainda que se tenha realizado pela primeira vez fora da cidade que a viu crescer, Berlim.


E porque imagens falam mais do que palavras, deixo-vos com este pequeno vídeo resumo:




LOVE PARADE 2007

Mas não só de Essen chegaram notícias deste fim-de-semana. Dizem por aí que o regabofe se estendeu por outras cidades germânicas...

DUSSELDORF: Entre passeios à beira do rio Reno e por Altstadt onde se provou a cerveja mais típica da região (Altbier), biqueiradas entre amigos, pequenos-almoços e jantares deliciosos confeccionados em casa e até mesmo sessões de cabeleireiro ao domicílio, houve um pouco de tudo…eu não sei, mas ouvi dizer.


BERLIM: Desde os vulgares tours pela cidade com Berlinenses como guias, prova das verdadeiras bolas de Berlim (que têm compota e não creme por dentro) e das salsichas Bratwurst originais, passeios pelos telhados de Berlim e pelo rio Spree até às visitas a espaços comerciais e bares ilegais localizados em prédios abandonados habitados agora por ocupas e momentos de relax passados em espreguiçadeiras nos bares de praia artificial junto ao muro de Berlim, não faltou nada…pelo que ouvi dizer ;)









Depois de tudo o que me chegou aos ouvidos não posso deixar de eleger este destino como próxima paragem obrigatória eheh ;)