Friday, October 19, 2007

Goodbye London

Cheira a despedida. À medida que tomo consciência que a contagem já entrou em modo decrescente para o regresso a casa, não consigo evitar por um lado alguma ansiedade mas por outro, uma certa nostalgia. No último fim-de-semana voltei a Londres, mas desta feita o sentimento era de partida e não de chegada. Enquanto percorria as ruas onde já passei tantos dias e noites, a minha cabeça enchia-se num turbilhão de recordações. Este conseguiria ser ainda assim um dos fins-de-semana mais calmos de sempre...

O dia de Sábado foi praticamente todo passado num seminário sobre MBAs onde recolhi mais 4kg de papel para carregar no regresso a casa. Domingo foi dedicado a compras, mas não para mim claro está, até porque as minhas finanças já viram melhores dias. Pelo meio ainda houve tempo para eu apanhar um dos maiores pifos de sempre numa típica discoteca londrina, afinal despedida que se preze tem que ser bem regada!

Na retina ficaram alguns episódios:

- Londres ou melhor, o Reino Unido foi invadido pelos Espanhóis! É verdade, talvez por ter andado mais tempo sozinho pude observar com maior cuidado as outras “gentes” e daí ter constatado este facto. A armada espanhola vai-se camuflando por entre este povo subtilmente e deixando o seu rasto linguístico bem vincado como expressam as novas palavras inglesas que fui assimilando: “essemáile” em vez de “smile”, “banila” em vez de “vanilla” ou “ión” em vez de “John”. O bom mesmo é que também espalham o seu charme por estas terras. Porra! Das duas uma, ou as moças espanholas estão cada vez mais giras, ou a minha visão está já muito deturpada pelas bifas esquálidas e anafadas!

- Profundamente irritante é a nova tendência de andar com os telemóveis na rua ou nos transportes públicos como que de telefonias ambulantes se tratassem. Seja em grupo ou sozinhos lá vem a malta do “boné” a curtir o som que sai das colunaszinhas do frágil aparelho, com o volume sempre no máximo como não poderia deixar de ser. Querem atenção? Não bastam os fios de ouro reluzentes ou o gel que corre pelo rebuço abaixo? Metam os phones c#$%*§o!!! Que cambada de energúmenos…

- Um episódio caricato aconteceu-me no WC da Victoria Station aonde me desloquei para fazer um xixizinho. Pus a moeda de 20c, como é normal por estas bandas e lá entrei. Quando vou a descer as escadas para a casa-de-banho propriamente dita cruzo-me com um gajo que fica parado a olhar para mim. Um pormenor importante, o indivíduo estava bem vestido com fato e gabardine, mas adiante! Continuei a descer e reparei por cima do ombro que o gajo, que ia a fazer o caminho inverso a mim, continuava parado e especado a olhar. Na altura pensei: “Este parvo confundiu-me com alguém”. Lá prossegui até aos mictórios (gosto tanto desta palavra) e quando relaxadamente fazia o servicinho noto que alguém se aproxima e toma o lugar exactamente ao lado do meu, ainda que tivesse outros 20 mictórios vagos ao lado! Enfim, lá continuei a olhar em frente minding my own business, eis senão quando, noto que o fulano desvia a cabeça na minha direcção. Nisto lanço-lhe um olhar hostil mas percebo que ele me contempla de uma forma entusiasta, colocando agora a sua vista no meu…instrumento, errr….what the fuck?? Alvoroçado, lá me "arrumei" e corri dali para fora sem olhar para trás. F*D#$$£! Acontece-me de tudo neste país…

- Por último, ainda passei pelo Harrods e devo dizer que fiquei deleitado com a inesperada surpresa que foi ver o nome e imagem de Portugal espalhados por um dos armazéns mais famosos do mundo. Pela primeira vez vi uma campanha de marketing sobre Portugal no exterior que me deixou orgulhoso. Enquanto passeava pelos imponentes corredores do Harrods pude ver inúmeras referências ao “Portuguese Studio”, isto para não falar dos mupies em destaque em cada entrada. Curioso, subi até ao terceiro andar e não fiquei desiludido, muito pelo contrário. Os responsáveis por esta acção conseguiram pegar em coisas que porventura eu consideraria pirosas em Portugal como os bordados da madeira ou a porcelana e transformá-la em algo belo. Afinal não é para isso que serve o Marketing? A área reservada à promoção do nosso país está super bem decorada e não deixará ninguém indiferente. Vieram-me as lágrimas aos olhos ao ouvir alguns comentários de pessoas que circulavam naquela zona e afirmavam num inglês muito british “Oh, Portugal is one of the most beautiful countries in Europe…i want to go there again!”. É evidente que não há almoços grátis e como não poderia deixar de ser, conforme pude constatar depois de investigar na net, esta campanha que tem a duração de um mês custou-nos qualquer coisa como 500mil euros. Seja como for, ainda que avultado e geograficamente restrito aquela superfície comercial, este será com certeza um investimento com grande retorno a curto prazo. Os meus parabéns aos responsáveis pela iniciativa:
http://www.harrods.com/Cultures/en-GB/News/260907Portugal.htm

Adeus Londres, até breve…

1 comment:

Cat said...

David...estás quase!
Não te disse mas estive em Londres há 2 semanas...mas foi mesmo uma visita relampago...ficou (naturalmente) o forte de desejo de voltar!