Monday, November 5, 2007

Long live the…Ipod

Uma das coisas que mais me irritam nos dias que correm são as avarias dos aparelhos em geral, sejam televisões, telemóveis ou…ipods. Tipicamente o dito aparelho aguarda pelo fim da garantia, para “pifar” depois. É como se tivesse uma bomba relógio. Isto torna-se ainda mais irritante quando nos pedem uma barbaridade pelo arranjo, em alguns casos praticamente o mesmo valor do aparelho em si.
A minha indignação já vem de longe mas aumentou, quando não há muito tempo atrás, o meu querido ipod deixou este mundo. Sem qualquer aviso prévio ou carta de despedida, simples-mente pereceu. Nessa altura fiquei devastado. Pior do que ter que comprar um novo, foi a perda de 60GB de música e muito trabalho de organização. Levei-o imediatamente à APPLE para que mo pudessem reparar mas o veredicto não foi o mais favorável: o disco rígido tinha entrado em colapso e não havia como recuperar a informação. Então perguntei quanto custava um disco novo. A resposta foi concludente: “Um disco novo custa 130 libras (cerca de 185 euros)”. “E um ipod novo?” perguntei eu. “O de 30GB custa 135 libras e o de 60GB custa 170”. “Muito obrigado!” retorqui, enquanto abandonava a loja. Aborrecido, pus o ipod de lado durante algum tempo e decidi que teria que comprar um outro modelo. Mais tarde, por sorte, resolvi ainda ir pesquisar informação na net sobre como consertar o ipod mediante aqueles sintomas. Descobri então alguns sites interessantes, alguns dos quais indicavam que o problema poderia estar no mau contacto de um cabo de alimentação do disco rígido. Posto isto, concluí que teria que pôr mãos à obra e abrir a “menina dos meus olhos”, tarefa algo ingrata, já que conforme saberão, não existem parafusos ou ranhuras no ipod. Não obstante, quando me preparava para a delicada operação, e depois de duas semanas de inactividade, voltei a tentar ligá-lo…et voilá: ressuscitou!!! Que felicidade imensa! Acabo de poupar 185 euros e recuperei toda a minha biblioteca musical. Ainda pensei que fosse sol de pouca dura, mas isto já aconteceu há 2 meses e o ipod ainda continua a bombar. Por isso deixo-vos um conselho: se alguma vez o ipod vos falhar, mesmo com um prognóstico desfavorável por parte da APPLE, façam alguma pesquisa na net antes de lhe passarem definitivamente a certidão de óbito.

2 comments:

ganda said...

Eh o q eu faco sempre. Ja arranjei telemoveis e consolas á pala da net. Pesquiso sempre nem q seja pelo conhecimento geral :D:D

BTW ja vendeste o carro?

David TBM said...

eheh a net é um verdadeiro life saver ;)
ainda n vendi o carro, tive algumas propostas mas mto abaixo do valor q queria. ja pedi a vania o teu e-mail para discutir esse possivel interesse. inte