Thursday, April 12, 2007

As férias da Páscoa mais frenéticas de sempre!

Hey :) Já lá vão quase 2 semanas desde o meu último post…andei sempre a correr nos últimos dias (é a minha sina geralmente). Passei as últimas duas noites do pós-férias nas lidas doméstica…ao todo fiz 5 máquinas de roupa. Agora há que engomar, que é precisamente o meu tendão de aquiles. Não gosto, não gosto, não gosto…e não tenho jeito…enfim um gajo sofre! Isto é história para outro post!

Hoje procuro dar-vos um cheirinho das minhas mini-férias da Páscoa que passei aqui por terras de sua majestade. E que melhor companhia para encetar duas jornadas fantásticas de cariz cultural do que o paizinho e mãezinha??? Pois é…para mostrar que a idade nem sempre é sinónimo de inércia, acompanharam-me durante dois fins-de-semana seguidos e prolongados sempre num ritmo infernal de um lado para o outro tentando ver o máximo de coisas num curto espaço tempo…

1º fim-de-semana
Stonehenge, Salisbury, Old Sarum, Oldour Castle, Stourhead, Winchester, Windsor, Eton e Ascot

2º fim-de-semana (prolongado)
ESCÓCIA: Loch Lomonds e Trossachs, Glen Coe e Glen Nevin, Glenfinnan, Fort Wiliiam, Dornie, Isle of Skye (Portree, Old Man of Storr, Kilt Rock e Uig), Loch Ness (Drumnadrochit), Inverness, Portknockie, Cullen, Aberdeen, Stonehaven, Edimburgh, Falkirk, Sterling e Glasgow…entre outros :)

Gostava de poder ficar aqui horas a escrever sobre estas férias mas não o posso fazer por 2 motivos: falta de tempo e possibilidade de perder leitores :p Assim vou resumir os pontos altos.


Stonehenge: como devem saber hoje em dia não se pode entrar dentro do circulo das pedras, pelo menos pelas vias normais. No entanto há algumas excepções sobretudo para os grupos que vão em oração…pagam ligeiramente mais e têm que ir fora da hora do expediente. Foi o que nós fizemos…praticamente na aurora lá estávamos nós e meia dúzia de pessoas mais viradas para a parte espiritual. Eu tinha as expectativas bastante em baixo até porque toda a gente me dizia: “são apenas pedras…ali ou em Portugal são pedras!”. Discordo, basta observar com atenção para se perceber que está ali um acto de engenharia notável, sobretudo se tivermos em conta que foi construído há quase 5000 anos atrás. E a forma como as pedras estão dispostas num circulo perfeito é impressionante. Valeu cada penny pago.

Bem…não está fácil ser sucinto...:(


O resto do primeiro fim-de-semana foi passado em Salisbury que é uma cidade muito gira e pitoresca com uma catedral cheia de história onde se pode ver por exemplo um dos 4 documentos originais da Magna Carta; no castelo de Wardour, que tal como a maioria dos castelos britânicos fica no cimo do monte com uma vista brutal para um lago; em Stourhead que viria a ser apenas uma amostra das paisagens “breath taking” que iramos ver na Escócia; em Winchester que foi a primeira capital britânica e que conta com mais uma catedral de perder o fôlego e a célebre távola redonda usada pelo Rei Arthur (supostamente) e os seus caveleiros; em Windsor onde fica a residência oficial da rainha; em Eton que tem a universidade mais exclusiva do mundo; e em Ascot que tem o recinto das corridas de cavalos mais importante do Reino Unido e atenção porque apenas a estruturas das bancadas fazem 3 estádios de futebol…é impressionante!

Isto assim de escrever à pressa não tem graça nenhuma, mas enfim…

ESCÓCIA: Ir à Escócia é mesmo uma viagem de sonho para quem gosta de paisagens arrebatadoras e locais com história. São lagos e mais lagos a perder de vista por entre montes e vales, castelos e ruínas, rios com água transparente, cascatas imponentes, florestas com árvores gigantes, penedos com formas sublimes, um céu sempre algo carregado cheio de misticismo e mistério, vacas e ovelhas por todo o lado (até no meio das estradas – ver foto) e um cheiro sempre característico no ar…ora a estrume ora a destilarias de whiskey…Os cenários são perfeitos, sobretudo nos sítios menos turísticos como a Ilha de Skye, onde podemos passar 20min na estrada sem ver uma viva alma, estradas essas que se estendem por km e km onde apenas passa um carro. Estivemos nos locais onde filmaram filmes como o Braveheart, Harry Potter e Highlander…todos eles locais incrivelmente bonitos. O castelo mais louco que visitei foi sem dúvida o Eilean Donan Castle que fez de cenário para várias longas metragens e fica localizado, para variar, num ilhéu no meio de um lago. Percorremos praticamente a costa Oeste toda e depois a costa Este até cá abaixo novamente. O Loch Ness não é nem de longe nem de perto dos lagos mais bonitos, pelo contrário, mas como sabem o marketing faz milagres. Lá demos o passeio de barco da praxe mas não vislumbramos quaisquer sinal do Nessie (bolas!)…a costa Este é mais parecida com a nossa com muitas vilas tipo Ericeira ou Santa Cruz. Edimburgo é uma cidade linda de morrer com mais um castelo majestoso e edifícios medievais. Sterling está carregada de história por ter sido o local onde se travaram as mais importantes batalhas da Escócia que lhe valeu a independência de Inglaterra, ainda que hoje sejam basicamente o mesmo país. Estivemos nos locais das batalhas, visitamos também o castelo e o Wallace Monument onde está a espada original do William Wallace…fiquei doido! O homem é mesmo um símbolo naquele país e é fácil perceber que os escoceses não suportam os ingleses. Finalmente passamos por Glasgow, que verdade seja dita…não tem interesse nenhum…é uma cidade perfeitamente banal e feia até. Depois de tantas maravilhas até pareceu mal darmos por encerrada a nossa viagem numa cidade tão fora do contexto. No entanto, adorei cada pedaço, cada minuto desta estadia…e fica a promessa de lá voltar um dia…com mais tempo.

Se estas fotos vos abriu o apeite e tiverem curiosidade em ver mais vão até:

http://picasaweb.google.co.uk/davidtbm

Tirei quase 1000 fotos mas não se assustem porque aqui está apenas o "best of".

Agora tenho de correr...fui

7 comments:

Cat said...

David...eu adorava ir a Escocia...sou daquelas que gosta das tais paisagens arrebatadoras...vou ver a tua colecção de fotos...porque fiquei muito curiosa.

rpb said...

TB,

about Scotland: been there, done that! Sei bem o que e parar o carro no meio das highlands, deitar-me na relva e levar com o Sol na cara, enquanto pelo canto do olho procuro o monstro do Loch Ness!;)
Grandes malhas!
Grande abraco do downgrade,
Rui Bom

Anonymous said...

então.... estiveste com os teus cotas e nem uma foto?!?! nahhhh nesta estiveste mal!bjs da tua amiga secreta! .... já descobriste quem sou... quem somos?!?!

jasonbob said...

yeezy supply
golden goose sale
yeezy boost 350
golden goose slide
jordan shoes
balenciaga shoes
yeezy wave runner 700
hermes belts
balenciaga sneakers
yeezy boost 350

lares said...

helpful site Read Full Report next page why not look here original site Web Site

mctiso said...

go Valentino Dolabuy see this website dolabuy ysl read here Chrome-Hearts Dolabuy

smeshaez said...

his comment is here Balenciaga Dolabuy visit this web-site high quality replica bags helpful site Dolabuy Goyard