Wednesday, April 25, 2007

Cocktail Party & Football

Que melhor integração na sociedade inglesa poderia ter, que passar o último fim-de-semana apenas com ingleses? Tudo começou na sexta com um convite para uma cocktail party que prontamente aceitei, apesar de nem sequer conhecer o aniversariante chamado Chris qualquer coisa começada com K (as amigas tratam-no carinhosamente por CK). Enfim, os primeiros embaraços começaram com o dress code: Black Tie??? Não fazia puto de ideia o que era (desculpem minha ignorância). Ainda cheguei a pedir umas gravatas pretas emprestadas mas rapidamente percebi que “apenas” queria dizer que era para se usar Smoking, lol. “Ok” pensei eu, “não vou de smoking mas vou bem arranjadinho…é o que interessa”. Antes de entrar ainda liguei para a pessoa que me tinha convidado a confirmar que era mesmo para ir todo pipi, afinal não queria fazer má figura nesta espécie de festa debutante à sociedade inglesa. Lá entrei mas imediatamente me senti intimidado. Para além de ser o único estrangeiro entre 30 convidados, era também dos poucos que não estava de smoking. Ainda assim, o meu fato acabou por dar um toque de primor. Os problemas à séria começaram quando os ingleses se puseram a falar uns com os outros e comigo. Pensava que percebia inglês, mas depois de os ouvir com expressões idiomáticas a falarem tipo metralhadora tra-ta-ta-ta-tra-tra-ta, tomei consciência que ainda tenho muito trabalho pela frente. E já ouviram um inglês a falar bêbado? Lol, nem queiram saber. Comecei a adoptar o mesmo esquema que uso em Portugal quando não consigo perceber o que me dizem: “Hum…pois é”. Assim, desde que não fosse uma pergunta, eu podia responder com um sorriso nos lábios: “Humm…yeah” e cá vai disto. No fim da noite, deram a prenda ao CK, umas cuecas Calvin Klein pois claro, que ele foi forçado a vestir…sem mais nada por cima ou por baixo. Depois foi besuntado com chocolate pelas inglesas. Nessa altura achei por bem retirar-me para outra sala…;)

Sábado foi dia de Bola. Combinei com um colega da Critical sócio do Southampton FC e lá fui equipado a rigor com outros 2 ingleses puxar pelos Saints, que hoje em dia passam por uma altura complicada já que desceram à nossa equivalente 2ªdivisão. Não que se note. No centro da cidade havia já muita gente de vermelho e a caminho do estádio ia-se fazendo a festa. A ocasião era solene. Tratava-se de um jogo grande. O adversário era nada mais nada memos que o Leeds United, outro histórico do futebol inglês também ele a passar por uma má fase (está praticamente relegado à 3ªdivisão). Chegámos cedo e bem regados ao interior do estádio, já repleto de adeptos que entoavam cânticos e aplaudiam o aquecimento dos seus jogadores. É nestas coisas que sou forçado a ferir o orgulho luso e indagar o porquê daquele estádio com bilhetes para cima dos 40 euros que servia de palco a um jogo da 2ªdivisão estar à pinha, enquanto os nossos estão a morrer…e não era só o estádio cheio…a forma como os adeptos cantavam incessantemente e demonstravam o seu apoio era encantadora. Fiquei impressionado. O jogo não teve assim muita qualidade mas as equipas esforçaram-se…0-0 até que ao minuto 85, o meio irmão do Shaun Wright-Phillips saltou do banco para marcar o único golo do jogo e da vitória dos Saints. Foi o delírio completo…e eu fiquei rendido àquele ambiente. GO SAINTS!

3 comments:

João Ramalheira (소아오 하말례이라) said...

ver esses jogos "in loco" é puro mel....so te falta ir a wembley ver o chelsea-man utd! :D abc!

Anonymous said...

Aconteceu-me exactamente o mesmo quando fui visitar uma amiga minha a York ;) os amigos e ela só com abreviaturas e expressões que não são nada fácil de entender!! Só te digo...GO David ehehe e cá nos vemos por Estocolmo...!!! Kisses Bea

柳 绅 龙 said...

Nunca esquecer de levantar o calcanhar esquerdo ao tirar uma fotografia num estadio de futebol ingles.
Um toque de requinte num festival de brutos. Go David!!