Thursday, August 23, 2007

Chocolates e batatas GRÁTIS para os mais afoitos…

Ao olhar para os posts mais recentes, noto que este blog se transformou mais num roteiro de viagens, tendo-se afastado da sua génese inicial em que se retratavam as experiências vividas em solo inglês bem como as diferenças culturais entre os povos. Assim e voltando às origens do blog, volto a escrever sobre esta temática. O mote deste post teve origem na observação in loco de um nativo inglês a funcionar com aquelas máquinas que vendem chocolates, bebidas, batatas, etc. Advirto o leitor para não interpretar o seguinte relato como um estereotipo do povo inglês, mas antes tire as suas próprias conclusões.

A situação, que é de resto recorrente e tem tanto de vulgar como de cómica, ocorreu numa das minhas pausas para café com outro colega português. Enquanto tirávamos o nosso café de uma das máquinas vemos um jovem inglês aproximar-se da máquina do lado para tirar um pacote de batatas. Introduziu a quantia exacta, pressionou o botão respectivo e…oooops o pacote não saiu! Ficou preso entre a mola e o vidro, para variar! Mas o tipo nem esboçou reacção de qualquer incómodo. Encolheu os ombros, voltou a meter mais dinheiro, e tirou o pacote do lado, deixando lá o pacote inicial que estava mesmo ali à mão de semear do outro lado do vidro. Virou as costas e foi embora. Ainda pensei em chamá-lo mas percebi que não ia fazer diferença porque não me ia compreender. Assim toquei ao de leve no vidro da máquina e nesse preciso instante o pacote que estava preso deslizou até à boca de saída: canja! Mas porque não se esforçou o inglês para tirar o pacote? Nem soltou um “ora bolas” nem deu uma pancadita seca na máquina: NADA! No meu país, tratavam logo de mandar umas murraças, pontapés, virar a máquina ao contrário, o que fosse preciso, mas nunca viravam as costas sem uma boa luta! Aqui não. À primeira dificuldade, desistem! (…) Tive agora uma recordação de quando ainda era muito puto e não tinha dinheiro para fazer cantar o cego, em que um telefone público me comeu todo o dinheiro que tinha. Na altura fiquei tão irritado que vazei a minha fúria no dito telefone, fazendo com que este não só me devolvesse as minhas moedas como ainda soltasse todas as outras num autêntico jackpot, lol (…) Mas voltando à situação em causa, o que é de salientar é que este episódio repete-se todos os dias, a toda a hora. Há sempre um chocolate ou uma batata presa à espera de ser colhida. Só naquele dia recuperámos 3 itens que obviamente tratámos de levar para o escritório e oferecer aos colegas. Enfim, até podia generalizar com outros exemplos de completa inacção desta gente mas não o vou fazer, pois não quero criar um estereótipo. Ok, desculpem, é mais forte do que eu, mas tenho que descrever mais uma situação “normal” por estas bandas e que de resto me põe os cabelos em pé quando ando na estrada…

Podem ter constatado que no post que escrevi sobre as cheias, praticamente ninguém abandonou as estradas cortadas para ir por outros caminhos, deixando-se estar à espera, na fila, por horas e horas a fio. Pois bem, o ridículo da coisa é que se formam filas por tudo e por nada, porque ao mínimo obstáculo gera-se uma apatia generalizada. Tudo é motivo para se parar, mas parar mesmo, não estou a falar em reduzir a velocidade. Se em Portugal se abranda para ver o acidente que aconteceu na direcção contrária, aqui pára-se se alguém deixar cair um cabelo no alcatrão, ok estou a ser mauzinho, mas percebem a ideia certo? É nestes momento que tenho orgulho em ser TUGA e saber o significado da palavra “desenrascado” ;)

3 comments:

Anonymous said...

Epa... ai as maquinas é que sao fixes! As maquinas espanholas sao lixadas! No outro dia estava eu na estaçao das camionetas quando introduzi 1,40 euros para sacar um palmier de chocolate. A ganancia fez-me escolher o que de maior se encontrava na vitrine. Claro... era tao grande que nao saio. Dei murros, pancadinhas e pancadonas, empurroes e cheguei a atirar-me contra a maquina! ...e olha que nao sou pequena. Mas nada... nem se moveu. Estas maquinas sao anti povos latinos... :( Fiz foi figura de parva que ja tinha uns quantos a observar a cena! Quiça seria uns bifes abismados com a minha atitude! LOL

Mononoke said...

É super interessanet, não é??

Parecem coisas pequenas, mas causam uma confusão na nossa cabeça!

David TBM said...

sim sim sim, mtaaa confusão na cabeça, até porque são várias pequenas coisas!

lol, inês aqui as máquinas são pensadas para gente ordeira e civilizada eheh