Friday, September 28, 2007

Cymru

À medida que o término da minha estadia no Reino se vai aproximando, também o tempo dedicado ao Blog começa a escassear. Enquanto se entra na contagem decrescente, vão se carimbando os últimos destinos turísticos…

Desta vez elegemos WALES (Cymru em Galês) como alvo de mais uma jornada no auTBMobile, repetindo a fórmula de sucesso usada em Cornwall com 4 pessoas: moi memme, uma portuguesa tripeira (VC), uma brasileira mineirinha (RO) e uma nuestra hermana (MS).

Antes de mais tomem lá um pedacinho de cultura geral…

O País de Gales (WALES) faz parte do Reino Unido e tem por isso em termos políticos a rainha como soberano máximo, sendo o poder exercido pelo parlamento de Westminster (Londres). No entanto existe uma assembleia em WALES que pode passar as suas próprias leis ainda que actualmente estas tenham que ser aprovadas por Westminster. De resto WALES é um país independente com a sua própria língua e cultura. Tudo quanto é sinalização de rua está escrita simultaneamente em inglês e galês, que tem mais a ver com o alemão do propriamente com o inglês. Tal como acontece por exemplo com o povo escocês, os galeses afirmam-se como galeses e não como britânicos, fazendo questão de mostrar por vezes a sua animosidade com o povo inglês. O célebre dragão vermelho presente em toda a cultura galesa e usado na bandeira teve origem no mito da lenda do Rei Artur em que Merlin dizia ter avistado um dragão vermelho (País de Gales) derrotar um dragão branco (Inglaterra).

Relativamente à passeata propriamente dita, esta teve início em Cardiff onde decorriam no mesmo fim-de-semana 4 dos jogos do 2007 Rugby World Cup (France), vá se lá saber porquê. O ambiente era como seria de esperar de festa com a equipa da casa a defrontar a Austrália. Seguimos depois para Swansea, Oxwich Bay Beach (que foi designada pela Travel Magazine como a praia mais bonita do Reino Unido em 2007), Rhossili (unanimemente considerado por terras britânicas o lugar com a vista mais extraordinária e com o pôr do sol mais arrebatador) e finalmente Tenby, todos no sul. No dia seguinte fomos conhecer a região da Snowdonia (que rodeia a montanha Snowdon, uma espécie de Serra da Estrela cá do sitio) e os castelos do norte de WALES que dizem os entendidos são dos mais imponentes do Reino e património mundial da UNESCO. Foi num destes castelos que visitámos (Caernarfon Castle) que se deu a investidura (cerimónia de formalização do título de príncipe) do choninhas do Príncipe Carlos, se é que isto interessa a alguém. O dia ficou marcado pelas fortes intempéries na montanha e pelo facto de eu ter batido o meu recorde pessoal de horas a conduzir num só dia: 12 horas, sendo que 4 e 5 delas foram seguidas. Por falar em recordes aqui fica outro interessante. Não tenho memória de ter aniquilado tantos mosquitos numa noite como na noite de Sábado: Nove, contei eu, NOVE! Mas ainda sobraram alguns para me atormentar…parasitas! Neste dia, as meninas ainda me quiseram “fazer a folha” por tê-las feito acordar às 5h30 da manhã não permitindo assim que completassem os seus sonos de beleza, e talvez por vingança ou não, o meu duche dessa manhã foi tomado com água gelada, não morna, não fria, mas GELADA! No final do dia estavam porém “felizes” com o itinerário escolhido…acho eu…espero eu!! :)

Agora as fotos…

O interior do Castelo de Cardiff com o Millennium Stadium onde decorreram os jogos dos Mundial de Rugby mesmo ao lado

Dragão Vermelho vs. Dragão Azul

Cardiff Bay

Cardiff Bay

Air Show em Swansea

Eu e a bifa, perdão Biffa, mais famosa do Reino :p
(a propriedade intelectual desta foto pertence ao Gonçalo M. eheh)

Rhossili (Gower Peninsula)

Rhossili (Gower Peninsula)

Tenby de madrugada

Snowdonia

Snowdon Waterfalls

Conwy Castle

3 comments:

Anonymous said...

Oh, que foto linda esta sua em Cardiff Bay, nota 10 pra fotografa!

xxx

RO

silvinha said...

Caro dragao, quando quiseres ir a Fatima da um toque que eu desco. abc

João Ramalheira (소아오 하말례이라) said...

combinado,tb alinho, vamos la todos festejar os titulos do FCP...

ja agora David, spre bem acompanhado :D ;)