Tuesday, September 11, 2007

Hoje uma parede …amanhã os Himalaias

Na quinta-feira passada aceitei um convite antigo para fazer “Escalada” à séria num dos principais centros do Reino Unido para o efeito. O local impressiona pelas pistas de neve artificial mas sobretudo pelas dezenas de paredes artificiais de escalada literalmente de todas as cores e feitios. Não tenho vertigens, mas confesso que sempre que estou lá nas alturas e sinto que não sou eu que controlo o desenrolar da acção sinto uns calafrios na barriga. Desta vez nem tão pouco estava a ser acompanhado por instrutores mas antes por 2 amadores que têm no entanto os conhecimentos básicos para poder fazer o chamado “belaying”. Não sei qual o termo em português mas esta palavra refere-se basicamente ao acto de “segurar” quem se aventura pela parede acima. Uma distracção pode ser fatal. Neste caso, uma das pessoas que fez o meu “belaying” foi a minha housemate polaca que deve pesar alguns 40kgs por isso já vêem que os calafrios na barriga tinham alguma razão de ser. Enfim, passei praticamente 4 horas empoleirado a 15 e 20metros de altura sempre numa adrenalina constante. No dia seguinte mal podia com dores na ponta dos dedos e pulsos. Não creio que serei o próximo João Garcia pelo menos fiquei a saber dar o nó de alpinista. Agora venha o Everest ou o K2 :p

Reparem no cromo da foto de cima. Está a fazer escalada com uma inclinação perto de zero graus e praticamente sem nada onde se agarrar. Não imaginam a dificuldade! Experimentei mas confesso que fiquei menos de um segundo suspenso antes de cair...lol ok, se calhar os Himalaias é pedir demais :)

3 comments:

Anonymous said...

Parece fixe o rocódromo (paredes artificiais de escalada). A escalada é um desporto que "puxa" por músculos que geralmente não usas, tais como os que te doem neste momento (principalmente o antebraço e todo o torso).

40k para te "fazer/dar segurança" (é assim que se chama em Portugal ao "belaying"...) é suficiente pois o atrito da corda dissipa alguma da tua energia (peso).

Quanto ao Joao Garcia... não te quero desiludir mas a escalada dele é outra! :P Ele escala montanhas caminhando até ao topo (usando as mãos em certo pontos, mas nada comparado com a escalada em rocha/rocódromo) e em paredes de rocha escala pouco mais que um puto cheio de geníca! :D

Se quiseres escalar em Portugal tens sítios fantásticos para o fazer, ao ar livre. Tens de experimentar escalada em rocha verdadeira!

Abraço

Cat said...

Tem lá mas é juizo que está quase na altura de regressares...e queremos-te cá inteiro...
Beijinhos grandes...diverte-te!

cedric rotherwood said...

A tua amiga Cat tem razão; convém conservares-te inteiro, sobretudo na eminência de um regresso.
Quanto à adrenalina, espera pelo metro em hora de ponta quando tiveres que o apanhar em Entre-Os-Campos!!