Tuesday, September 11, 2007

Oxford, Harry Potter e Cotswolds…mais uns carimbos!

É verdade. Mais um fim-de-semana e mais uma série de spots visitados! A mancha TBM alastra-se pelo Reino como um vírus obstinado à medida que se vão completando 7 meses de permanência nesta terra. Há quem diga que o melhor deve ser deixado para último. Tendo em conta os últimos destinos que escolhi, eu diria que optei por seguir esta máxima, ainda que inadvertidamente…

Oxford é como se sabe a Universidade arqui-rival de Cambridge e uma das mais antigas da Europa. A cidade, também banhada pelo Tamisa, impressiona pelo aglomerado de “Colleges” e arquitectura dos edifícios. Aqui fizemos o percurso do Harry Potter que incluiu o celebre Hogwarts dining hall (Christ Church), a Hogwarts Library e Hogwarts Sanatorium (Bodleian Library). Tivemos ainda a oportunidade de matar saudades do nosso “Portugal” num restaurante que exibia orgulhosamente a bandeira verde e vermelha na vitrina, degustando um belo bitoque com ovo a cavalo e pataniscas de bacalhau.

Christ Church College - Dining hall (Harry Potter's Hogwarts dining hall)

Bodleian Library - Divinity School (Harry Potter's Hogwarts Sanatorium)

Cotswolds é uma região central do Reino Unido de uma beleza natural inaudita, repleta de aldeias tipicamente britânicas e casas pitorescas feita de pedra. A diferença entre estas aldeias e as de Portugal é que aqui vive a malta mais endinheirada do Reino. Perdi a conta aos Ferraris e Porches que vi estacionados nesta zona.


Pelo meio visitámos o Blenheim Palace, local de nascimento de Winston Churchill e que de resto ainda hoje pertence à família. Devo dizer que não fica nada a dever a outros palácios mais conhecidos como o de Versalhes...

Finalmente passámos em Gloucester sobretudo para conhecer a Catedral, mais uma, que por incrível que pareça foi usada para as filmagens do Harry Potter como a “School of Witchcraft and Wizardry” nos primeiros 2 filmes. Na altura taparam tudo quanto era túmulos no chão e vitrais com fita adesiva. Meus caros, esta é a verdadeira magia do cinema!

Gloucester Cathedral Cloisters (Harry Potter's Hogwart corridors)

Depois de andar 2 horas à procura dum restaurante português que me tinham indicado sem sucesso e de saber o resultado do Portugal vs Polónia era este o meu estado de espírito :(