Friday, March 9, 2007

auTBMobile

É verdade…comprei um carro, o auTBMobile! Alguns de vós poderão pensar: parvo! É mesmo comodista! Foi comprar um carro só para não ter que andar de transportes! Vê-se mesmo que é menino rico! Pois enganam-se…se bem que é pena, porque preferia ser um menino rico por vezes. O que se passa é que conforme vos retratei antes, é impossível andar de transportes públicos. O cenário melhorou consideravelmente depois do primeiro dia. Em vez de 2h40, passei a demorar 1h30 para ir e outra 1h30 para vir do trabalho e tinha que apanhar 2 autocarros, andar 20min a pé e ainda esperar por um colega que depois me dava boleia. Ou seja, num dia gastava 3h do meu rico tempo em deslocações. Nah nah…o meu tempo é precioso. Pus-me a investigar soluções…os carros em 2ª mão não são caros aqui em Inglaterra. Passei um fim-de-semana a visitar ferros-velhos e “car dealers” manhosos para tentar arranjar um negócio porreiro. Acreditem que estive nas piores zonas da cidade. Deixei o meu ar de menino em casa e coloquei a minha pior vestimenta com a típica camisola do capucho dos gandulos. Não faltou nada, nem mesmo a barba de 3 dias ou as olheiras carregadas de uma noite mal dormida. Sentia-me confiante para percorrer qualquer zona da cidade! Depois de muito andar e de lidar com a escumalha da escumalha no que respeita a este tipo de negócios, lá encontrei um sítio decente e um carro que me preenchia as medidas. O carro não custava propriamente as £400 que me tinham pedido por um Volvo 440 de 1988 a cair de podre, mas o amor é mesmo assim…é inexplicável. Foi amor sim senhora…e nesta coisas do amor, a cor também não interessa! Esperei mais um dia ou dois para ter a certeza que estava a fazer um bom negócio e comprei mesmo. Querem saber mais? Não foi um bom negócio…foi um óptimo negócio. Pensem quanto vale em Portugal um Ford Mondeo 1.8 a gasolina de 1997 com pequenos extras, inclusive tecto de abrir. Já chegaram a um número? Dividam por 3 e tem o valor que eu paguei por ele. É purple é verdade, mas não deixa de ser a menina dos meus olhos. Vai ser o meu fiel companheiro nas viagens por terras de sua majestade. E o melhor é que quando o vender daqui por 9 meses, se não o tiver espatifado entretanto, consigo reaver o dinheiro e ainda ganhar algum extra, o que dará para cobrir por exemplo os custos do seguro e imposto selo. Ou seja, poderei vir a usar este carro a custo zero…pagando apenas a gasolina. Contemplem esta rara beleza…


















De resto, conduzir no Reino Unido tem que se lhe diga:


- Lado esquerdo: não é assim tão complicado quanto isso. Depois de alguns sustos apanha-se o jeito…
- Mudanças: é muito atrofiante ao início pôr as mudanças com a mão esquerda. Nos primeiros dias buscava sempre o manípulo do lado direito…em vão. Acabei também por me habituar.
- Rotundas: para além do facto de termos que olhar para a esquerda, o que mais chateia é que muitas vezes as rotundas não estão assinadas! Se um gajo não estiver atento faz as rotundas quase a direito… é que algumas estão apenas desenhadas no chão!
- Distância do lado esquerdo aos objectos: é para mim o mais stressante. Quando conduzimos em Portugal, deixamos uma distância mínima desde o volante até à berma ou o carro do lado esquerdo certo? Pois aqui temos que recalcular bem a distância porque se não, quando dermos por ela estamos a levar os espelhos retrovisores e as velhinhas nas paragens de autocarro atrás! No início, cada vez que passava numa ruazinha mais apertada encolhia-me todo…


De qualquer forma acho que me estou a safar…por enquanto ;)

3 comments:

SF said...

Que maquinão!!!
Aposto que já mandaste uns murros valentes na porta, à procura das mudanças... gostei!

Anonymous said...

MENINO!! Isso tudo à pala do Estado Portugues! Bem... toca a usufruir dos impostos!

Cat said...

Que linda máquina...lol....vê lá não te espetes ai contra um "bife"!