Sunday, March 25, 2007

Mais trivialidades e choques culturais!

Seria de esperar que à medida que a minha experiência por terras de sua majestade se desenrolava, mais hábitos dos ingleses eu teria para contar. Hoje quero contar-vos algumas das situações que me deixam mais desconfortável nesta terra. Quero no entanto salientar que estas situações não se devem generalizar ao povo inglês no seu todo.

- Dar um aperto de mão pode ser pouco higiénico.

Pois é…não serão todos, e com certeza que em Portugal também os há, mas parece que pelo menos que aqui é mais frequente não lavar as mãos depois da habitual mijinha na casa de banho ou então sou eu que estou a ficar neurótico, também pode ser. De qualquer forma é alarmante ver os gajos entrarem nos sanitários, sacarem do dito, fazerem pontaria, verterem águas, sacudirem, voltarem a metê-lo lá dentro e saírem porta fora!

- Amena cavaqueira lado a lado nos mictórios

Por falar em casas-de-banho, outra situação incómoda a que já assisti algumas vezes é o bate-papo entre 2 ou mais indivíduos enquanto dão a sua mijinha no WC. Aliás, já chegaram a meter conversa comigo na zona dos mictórios do tipo “How is it going” ou “Where are you from” ou simplesmente “Hi mate” ...espero que não queira dizer nada de mais. Será que não percebem que aquele é um momento Zen entre o homem e as suas partes mais íntimas?

- “Toilet” or “bathroom”

Ainda a respeito das casas-de-banho…já me tinha acontecido há alguns anos atrás mas voltou a acontecer, estar apertado e perguntar num local público onde fica a “Bathroom” (tradução literal de “Casa de banho”). Erro crasso! Evidentemente que a resposta irónica foi “Mas o senhor quer tomar banho?” Sim ok, já percebi…onde fica a “Toilet” seu energúmeno. Tenho lá culpa que tenham palavras diferentes para “Casa de banho”

- Horários

Que todas as lojas e instituições públicas fecham cedo no Reino Unido, isso eu já sabia. O que eu não sabia é que o horário muda consoante o dia da semana e que as variações entre as lojas são completamente díspares. Mas pior do que isso, e irritante como tudo, é chegar às lojas 10min antes e o segurança fechar a porta na nossa cara. Se um gajo trabalha no meio do bosque até às 18h30 como é possível ir às lojas que fecham entre as 16h e as 17h30 na cidade? Das vezes que consegui sair ligeiramente mais cedo bati sempre com o nariz na porta mesmo que ainda faltassem alguns minutos para a hora oficial de encerramento. Frustrante no mínimo...De resto, há lojas que fecham à hora do almoço, outras fecham às 16h, 16h30m, 16h45m (não estou gozar!!), 17h e por aí fora. Ora, deduzo que os ingleses tenham uma memória extraordinária para conseguirem decorar todos estes horários diferentes…eu vou ter que largar o queijo ou começar a anotar os horários dos locais mais relevantes!

- Batalha nas ruas do Reino Unido!!!

Já tinha sido avisado que alguns ingleses são um pouco violentos e gostam de provocar as pessoas e gerar confusões. Mais uma vez alerto o leitor para o facto de não estar a generalizar mas antes, relatar situações específicas. Não deixa de ser curioso por exemplo o facto de todos os dias ouvir notícias na rádio de gajos esfaqueados ou assassinados um pouco por todo o Reino Unido. A arma do crime preferida continua a ser a “faca”…talvez sejam reminiscências da época do Jack “O Estripador”. E eu que tinha ficado contente por ir parar a um país civilizado! Enfim, uma das notícias que me chamou a atenção em particular foi a de um puto, fascinado por facas e vídeo–jogos, que esfaqueou os amigos vezes e vezes sem conta (um deles levou 20 e tal facadas) para ver o resultado. Não é preciso ser bruxo para adivinhar o que aconteceu aos pobres coitados dos amigos. O rapaz em causa ligou depois calmamente para o número de emergência e pediu ajuda. A rádio passou inclusive a gravação da chamada onde o puto falava com a maior destreza e naturalidade deste mundo, explicando a situação ao pormenor. Não pensem que peguei nesta história e decidi exagerar dizendo que isto se passa todos dos dias. NÃO! Efectivamente ouço diariamente histórias de diferentes pessoas que foram esfaqueadas ou espancadas, e algumas delas foram-me contadas pessoalmente. De resto, com ou sem facas, muitos dos putos aqui são decididamente aberrações, tal a sua tendência para a violência. Já estive com ingleses da minha idade, perfeitamente normais, que desprezam este tipo de gente, os chamados “Chavs”, mas não deixa de ser chocante a frequência de ocorrências destes incidentes. Eu já vi inclusive um grupo de putos a partir a montra de uma loja apenas pela diversão e depois desatar a correr. A maioria das lojas têm avisos onde se pode ler: “Proibida a entrada de grupos de jovens - apenas permitida a entrada de um de cada vez”. Vi também várias “guerras” de restos de comida e bebidas entre os ditos “chavs”. Ou seja, aproveitam tudo o que lhes sobra do almoço, seja o resto de uma banana, de um iogurte ou de um batido do macdonalds para atirarem uns aos outros no meio da rua ou como vi hoje dentro do centro comercial, não perdendo oportunidade de ir provocando os transeuntes. De resto, já me contaram que é normal, sim normal, um grupo de teenagers britânicos atacarem um outro rapaz indefeso apenas por não simpatizarem com a cara dele ou por ser de outra raça. Bom, esperemos que eu não tenha que descolorar o meu cabelo para passar por britânico.

5 comments:

Anonymous said...

O mais aberrante que já vi em termos de idas à casa de banho foi ver um tipo que comia uma sandes durante a mija... conseguiu tirar, mijar, sacudir (não contei quantas vezes), arrumar, fechar as calças e sair sem se aproximar das torneiras. Infelizmente lembro-me de muitas situações de malta que não lava as mãos em Portugal... (mas nunca com uma sandes!)

Mafalda Ricca said...

David...tão bom vir aqui para saber de ti! Espero que continues assim...top.
Bjs from Mexico

Anonymous said...

Ve mas é se nos vens visitar pah!

Anonymous said...

esqueces.te do blude tipo irmao de sangue, mas para os amigos!! tipo, i am fuck uo blude.

Anonymous said...

iam fuck up blude* nao sei he como se escreve!
ha e dizem muito brov em vez de brother..