Saturday, March 3, 2007

Southampton\UK visto à Lupa

Prometi uma abordagem mais pormenorizada sobre a cidade e os hábitos dos ingleses. Pois bem, neste post procuro fazer isso mesmo, dando obviamente mais ênfase às situações que mais estranhei, ou se quiserem, e utilizando um termo familiar para quem frequentou o CGI, as situações que originaram um choque cultural.

- Tempo
Céu cinzento, cinzentão, sempre, e ora chove ora chove! Não há grandes variações, pelo menos para já. Talvez seja por isso que toda a gente seca a roupa dentro de casa e\ou nos radiadores. Nos supermercados podemos encontrar soluções várias, desde o típico mini-estendal móvel bem como aplicações que se prendem ao radiador para secar roupa…eu já comprei o meu e tu? :D Ficamos à espera do Verão para ver se tenho que rectificar este post…

- Os habitantes
Para meu espanto e prova em contrário posso afirmar que a maioria dos ingleses que encontrei na rua ou nas lojas são muito simpáticos e atenciosos, ok tirando uma gorda parva que trabalho Woolworth! No geral respondem sempre com um sorriso na cara e pacientemente a todas às minhas perguntas e acreditem que algumas devem ter sido bem parvas. Situações houve em que ao verem-me simplesmente a olhar para o mapa com ar de perdido, vieram ter comigo a perguntar se precisava de ajuda, e não foram uma, nem duas mas três vezes logo no primeiro dia. Cheguei a fazer parar carros cujos condutores se disponibilizaram para me explicar o caminho com uma paciência tremenda. Imagino se fosse em Portugal: “Oh Manel! Prego a fundo e passa por cima!”. Nas lojas, mesmo com outros clientes à espera, nunca vi os “cashiers” fazerem má cara. Em Portugal as senhoras das caixas registadoras parecem-me que estão sempre com o período e que toda a gente lhes paga e ninguém lhes deve! Mas também nem tudo são rosas…há outros ingleses, sobretudo os sub-20, que tem um ar de azeiteiros do pior. Ou seja, primeiro parece que não lavam o cabelo à 1 semana e depois andam na rua com o fato-treino. O típico mitra tuga aqui não metia medo a ninguém, porque todos os putos ingleses andam assim na rua. Ah e não falta o boné e o “téni” branco. De resto, Southampton é também uma cidade muito cosmopolita. Vê-se um pouco de tudo na rua, mas sem sobram de dúvida que tenho visto muitos orientais, vulgo termo “Chinocas”, sem qualquer sentido perjurativo. Se é verdade pelas estatísticas que um em cada dez são polacos, então nove em cada dez são chinocas!! Pelo menos nos meios onde ando, vejo-os “aos molhos”…como não querem a coisa vão-se infiltrando no mundo ocidental ao milhares e quando dermos por ela, tomam de isto tudo de assalto! Lol…

- Alimentação
Os ingleses comem mal. Não é uma critica, é um constatação…no outro dia li no jornal inglês que as “As inglesas são as pessoas mais gordas da Europa” (já agora para os mais curiosos as italianas são as mais formosas :p). Não há grandes mistérios neste facto. A alimentação britânica começa com um típico pequeno almoço britânico (bacon and eggs) e acaba sempre com algum prato pré-cozinhado comprado no supermercado com gordura a potes! De resto tudo o que eles metem ao bucho é aqui é frito! Não conhecem o termo cozido ou grelhado. Nos primeiros dias em que estive na casa provisória fui sempre comer fora porque obviamente não tinha alimentos ainda em casa. Cheguei a ir a um Fish N’ Chips (prato típico aqui como julgo que devem saber) versão fast food, recomendado pelos housemates da altura. Os donos do restaurante eram….chineses claro está! Não poderia ser de outra forma, quem mais poderia confeccionar um prato tipicamente inglês? Pedi para levar para casa (aqui é quase tudo take away, por isso mesmo que quisesse comer ali não podia) e rezei para que aquilo que estava por baixo da camada godurosa de 2cm de gordura, fosse efectivamente peixe. Quando tirei o “dito” para fora da embalagem ainda pingava óleo e as batatas fritas, essas deviam ter vindo directamente do quintal, de tão fraca a qualidade. Enfim, pensei que nunca mais ia comer Fish N’ Chips até na semana seguinte o meu colega Peter me ter levado a um Pub à séria para almoçar: arrisquei pedir um fish n’ chips e desta vez sai-me bem! Estava 5 estrelas…mas gorduroso claro!

Algo que me fez bastante confusão logo no inicio foi o facto de os ingleses no geral não almoçarem. Acaba por ser positivo em termos de produtividade mas acho que com o tempo deve levar um gajo à loucura. O que é feito daquele convívio tão tipicamente português no restaurante com mais 5 ou 6 colegas a conversar sobre a derrota do Benfica na noite anterior ou no caso de serem meninas, de como a Rita parece tão mais gorda ou a Josefina andar a dormir com o patrão? O que é feito do café tipicamente tomado noutro sitio diferente do almoço? (por falar nisso o café aqui é péssimo…parece água de lavar pratos) O que é feito da voltinha a seguir ao almoço pelas lojas do chiado para fazer a digestão? Pois é…aqui temos mesmo que trabalhar!! Tipicamente come-se uma sandes, enquanto se prepara a reunião da tarde ou traz-se uma sopita de casa ou uma tarte, mas não se perdem mais do que 10m garantidamente. Ganha o patrão no final do mês!

De resto a comida que encontro no supermercado é muuuuuuuuuuito diferente da nossa. Exemplos concretos: a margarina é branca como a neve, não há pescada nem outros peixes tipicamente portugueses, o peixe mais consumido é o “Cod” (Bacalhau) mas fresco e não salgado como o nosso; os ovos são miniaturas, o azeite então é para esquecer! E permitam que disserta um pouco sobre este óleo tão apreciado em Portugal e que tantas saudades me traz. Aqui o a azeite é pálido, cheira-me que deve ser diluído ou outra coisa qualquer. De qualquer forma o que vos quero contar é uma situação que me deixou completamente à nora durante os primeiros 3-4 que cozinhei. Efectivamente. confeccionei alguns pratos com muito carinho e amor, mas no final…todos sabiam ao mesmo: TERRA. A salada sabia a terra, as couves sabiam a terra, as batatas sabiam a terra…porra até o arroz sabia a terra! Estava a desesperar…eis quando senão tive a brilhante ideia (ao quarto dia apenas!) de deitar os beiços à garrafa de azeite e provar: TERRA!...sabe a terra pois…claro que não era terra, mas sim uma porcaria qualquer de uma erva aromática. Para todos os efeitos, para mim sabia a terra. Azeite no lixo…e venha o próximo, italiano, melhor mas não é igual ao nosso azeitinho galo a cantar desde mil e oitocentos e troca o passo…

Finalmente e para encerrar este capitulo da alimentação que já vai longo…uma nota para a validade. Tudo aqui tem validade de 2-3 dias. Até irrita! Obriga a estarmos sempre a ir ao supermercado (deve ser esse o truque) ou então a ter que congelar as coisas. Os supermercados têm inclusive uma secção em que apenas vende comida que está em vias de expirar o prazo de validade por metade ou um terço do preço. Com alguma sorte encontram-se algumas pérolas como camarão ou morangos a metade do preço!

- Cidadania
Duas notas rápidas apenas porque este post já vai longo….
Felizmente aqui as pessoas de idade ou os deficientes motores têm condições para poder frequentar os mesmo locais que todos os outros. Em cada rua, em cada centro comercial ou em cada em empresa, vêm-se casas de banhos, rampas de acesso, etc. especialmente concebidas para os debilitados fisicamente. Impressionou-me ver no centro comercial (West Quay) uma rampa que para vencer a inclinação ocupava uma área impressionante. Estou mesmo a imaginar se fosse Portugal: “Oh shõr engenheiro, não devíamos pôr ali uma rampa para os deficientes motores” ao que o outro responde “Meu caro amigo, nesse espaço conseguimos pelo menos pôr 10 lojas, 5 ATMs e com um bocadinho de sorte um ecran gigante para a malta poder ver os jogos do benfas no domingo à tarde!”…Bem visto shôr engenheiro…
Por falar em pessoas de idade, aqui acabam por se tornar pessoas mais activas e independentes. Por vezes vou na rua e sou ultrapassado por estes “senior citizens” a grandes velocidades ora pela direita ora pela esquerda, neste carrinhos eléctricos engraçadíssimos. Enfim, por vezes o trânsito é mais intenso nas passadeiras, com os peões, bicicletas e carrinhos eléctricos no que na estrada propriamente dita. No outro dia consegui fotografar uma destas giringonças…














Desculpem o post longo….entusiasmei-me ;)

5 comments:

veganugo said...

Ma friend,parece que estou a ler as minhas próprias experiências...i know exactly how it feels...

Madalena said...

idem idem bis bis!
Somos todos imigrantes! Adorei o teu blog!

Bjxxx

Madalena

David TBM said...

thanx ;) tento retratar fielmente a minha experiencia aqui mas futuramente terei que moderar algumas descrições para não ferir susceptibilidades. happy blogging!!! :D

Cat said...

Realmente quase que consigo visualisar as coisas por aí....as tuas descrições são fantásticas! Conta mais. Como nunca visitei esse maravilhoso pais, estou curiosa sobre tudo...tb pormenores mais sordidos!

Anonymous said...

Nem vou comentar comidas :D

Fico-me só por comentar as pessoas...

Tenho-me dado conta, e este teu post de certa forma confirma isso, que a maior diferença nas pessoas na europa mais do norte, em comparação com a europa do sul é só uma: respeito pelo próximo. As coisas funcionam tão bem quando existe respeito...

Espero que continues a gostar da aventura!

pedro