Friday, February 23, 2007

Os “lugares comuns” de Southampton

Sim, Southampton é uma cidade tipicamente inglesa. É uma cidade cinzenta e fria, organizada e limpa, com os bairros e casas que parecem tirados a papel químico, está cheia de ingleses (incrível!) e como não poderia deixar de ser tem 349 restaurantes fastfood em cada rua (não os contei mas devem andar lá perto :p).

Esta é apenas uma abordagem ligeira sobre a cidade (e do que ela tem de mais óbvio portanto), sendo que farei uma mais aprofundada num outro post.

- Principal porto do Reino Unido e famoso naturalmente ter sido daqui que partiu o desafortunado Titanic (ver nota de rodapé)
- Cidade mais verde em Inglaterra com dezenas de pequenos parques e um parque principal (o “Common”) que atravessa a cidade de um lado ao outro com 1.318.996 m2 (sim leram bem!)
- 222.000 habitantes, errr…correcção 222.001 comigo ;)
- Um habitante de Southampton é um “Sotonian”
- 1 em cada 10 habitantes é Polaco
- É também a casa de Southampton Football Clube, clube de futebol com alguma história na liga inglesa. Os adeptos do Southampton são os “Saints”
- Existem dois grandes pólos universitários: University of Southampton e Southampton Solent University. Juntos têm perto de 40 mil alunos que vêm dos 4 cantos do mundo.
- Tem desde o ano 2000 o maior centro comercial da Europa (West Quay) com 74.000m2 de espaço comercial e um edifício de 8 andares só para estacionamento de carros com 4.000 lugares. É gigantesco! No entanto, como não poderia deixar de ser, o Tuga não quis ficar atrás e prepara-se para destronar este centro no ranking dos maiores da Europa com o DolceVita Tejo…e viva Portugal ;)
........

O resto….o resto fica para depois ;)

NOTA: O navio transatlântico Titanic da British White Star Line, foi na altura o maior objecto móvel já construído pelo homem. Media cerca de 269 metros (ou seja, quase quatro campos de futebol) por 30 metros de largura e uma altura aproximada de um prédio de 15 andares. Saiu do Porto de Southampton, em Inglaterra, no dia 10 de Abril de 1912 com destino a Nova Iorque, transportando aproximadamente 2.223 pessoas a bordo, entre passageiros e tripulantes. Às 23h40 do dia 14, colide com um iceberg e afunda duas horas e meia depois. Foi o desastre marítimo mais famoso do Século XX e é até hoje.

In Wikipedia

1 comment:

Anonymous said...

Well said.