Friday, February 9, 2007

A empresa: Critical Software

À partida parece-me uma excelente oportunidade para mim, não só pelo facto de usar o inglês como língua oficial, apesar de ser uma empresa portuguesa, mas sobretudo pelas áreas em que actua e em que se notabilizou. Quem me conhece bem sabe que sou um eterno fascinado pelas novas tecnologias...

Como o nome indica, a Critical faz software para áreas críticas do negócio onde não podem sob forma alguma suceder falhas. O slogan "Dependable Technologies For Critical Systems" dá ênfase a esta questão. Não existe uma tradução literal para o português mas "dependable" deve ser aqui entendido como "confiabilidade" ou "fiabilidade". É expectável que este software consiga contornar "imprevistos" e possa operar sob as condições mais atípicas.

A empresa foi criada em 1998 através do incubador de empresas IPN (Instituto Pedro Nunes) em Coimbra. Este incubador de empresa incentiva e auxilia pessoas com boas ideias mas sem grandes conhecimentos na área de gestão e criação de empresas, a começar um negócio e formar então a sua empresa. Para terem uma ideia da inovação do software aqui desenvolvido, ainda antes de ser criada a empresa, já a NASA tinha ouvido falar de uma aplicação que estava a ser desenvolvida na Universidade de Coimbra por uns portugueses, que ia ao encontro do que eles precisavam: um programa de injecção de falhas (testa os equipamentos simulando situações anormais). Está assim explicado parte do sucesso internacional da empresa. Ainda não tinha sido fundada e já o seu produto estava a ser cobiçado por um "gigante" como a NASA. Deste então a Critical tem vindo a crescer a olhos vistos e hoje em dia a carteira de clientes engloba outras empresas interessantes como a ESA (European Space Agency), Vodafone, Siemens, PT, IBM, CGD, Deutsche Telekom, Chevron Texaco, o próprio estado português através de alguns ministérios e muitos outros. Claro está que a NASA continua a ser o maior cartão de visita por ser uma marca mais "sexy". A par e passo com o crescimento sustentado têm surgido prémios, reconhecimentos por parte de agentes especializados e atribuições das mais importantes normas de qualidade a nível mundial. Actualmente a Critical tem competências específicas que lhe permite ter know-how em sectores tão distintos como: Aeroespacial, Defesa, Telecomunicações, Indústria e sector Público.

É este mundo que me espera, o mundo das novas tecnologias e IT...

2 comments:

Anonymous said...

Sim, provavelmente por isso e

Anonymous said...

Aprendi muito