Thursday, June 14, 2007

The Love Boat….e “DIA DE PORTUGAL”

A festa num barco no Tamisa foi o mote para a minha ida a Londres neste fim-de-semana. O alojamento esse foi de alguma forma atípico já que fiquei numa casa com mais 8 pessoas, todas a elas do sexo masculino, alguns dos quais (os mais novos) com as hormonas bem à flor da pele. Ora, como devem imaginar, a logística por detrás disto para dormir, tomar banhos, etc não foi fácil. E nem quero pensar no estado de absoluta bagunça e imundice em que deixámos a casa no Domingo. Os meus pêsames para os anfitriões...

Bem, mas voltando ao que interessa mesmo: o barco. As festas neste barco em particular, habitado por portugueses, são já uma referência na comunidade lusa e contam com presenças assíduas e leais de há anos para cá. A deste Sábado começou ainda durante a tarde com um churrasco bem regado com bejecas e tintol variado. Até ao cair da noite, o serão passou-se normalmente com conversas aqui e acolá e uma confraternização amena entre conhecidos e desconhecidos, portugueses e estrangeiros. Com o pôr-do-sol, a introdução da trilha sonora e muito álcool naquelas cabeças, a epígrafe da festa mudou radicalmente. Não que tenha reparado, mas imagino agora que estaria lua cheia tal era a quantidade de estrogénio e testosterona no ar. Foi de tal forma que eu decidi apelidar o barco de “Love Boat”. Claro que houve quem, como eu, assistisse a esta súbita onda de paixão de fora e se tivesse divertido e de que maneira. The Love Boat la la la la la la la la... ;)

"Love, exciting and new; Come Aboard; We're expecting you; Love, life's sweetest reward; Let it flow, it floats back to you; Love Boat soon will be making another run; The Love Boat promises something for everyone; Set a course for adventure; Your mind on a new romance..."

(...)

Domingo foi DIA DE PORTUGAL e como não poderia deixar de ser, este foi celebrado efusivamente por milhares de emigrantes a quem nos juntámos num parque da cidade. A comida essa deu para matar saudades de casa. Sardinhas, frango, entrecosto e chouriço assado, cerveja sagres e o belo do pastel de nata ou bolo de arroz fizeram as delícias de todos. O cenário para nos fazer recordar deste nosso Portugal não poderia ser melhor: havia barraquinhas com comes e bebes, muitos brindes para dar e vender (sobretudo bonés que o Tuga fazia logo questão de exibir no seu sarrabulho), música (pimba como não poderia deixar de ser), muito tronco nu (ooops também não resisti) e rapariguinhas de anca larga, roliças exibindo a t-shirt de Portugal com o Cristiano Ronaldo como figura central. Assim até dá gosto…VIVA PORTUGAL E AS COMUNIDADES PORTUGUESAS ESPALHADAS POR ESSE MUNDO FORA! ;)

Deixo-vos com a foto reportagem do fim-de-semana...

Sexta-feira à noite perdidos num tenebroso bar Russo...A proa do barco. Uma das muitas zonas do barco num fase ainda preliminar...O balcão com uns enfeites bem portugueses, o empregado tuga com o sinal na face, a bela da sardinha assada e a SAGRES (life doesn't get any better than this)Dia de Portugal no Reino Unido. Reparem nos empregados tugas (com o boné encarnado do santander que foram buscar a outra barraquinha) e a bigodaça bem farfalhuda. Na placa pode ainda ler-se: feijoada, panados e moelas! Os preços infelizmente é que estavam pelo registo britânico...Vamos lá todos a enfiar um naco suculento de entrecosto na boca..."Veste a tshirt oh Bimbo!!" (...) "Tá calado pah...tá aqui um calor do catano!"